sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

04/03 (5a f.) - Lançamento do livro AQUI NINGUÉM É BRANCO da pesquisadora permanente do PACC Liv Sovik.



Aqui ninguém é branco chega às livrarias com o selo da Aeroplano. O lançamento no Rio de Janeiro será quinta feira, 4 de março de 2010, às 19h na Blooks Livraria (ao lado do cinema Arteplex, Praia de Botafogo 316, Tel. 21-2559-8776).

No prefácio Silviano Santiago afirma: “O talento e a originalidade da ensaísta Liv Sovik estão no fraseado. [...] No tópico em questão, o da mestiçagem consensual do ser brasileiro, o fraseado sobre a branquitude é o milagre de Lázaro. Ressuscita o europeu marinheiro, colonizador, escravocrata, latifundiário, capitão de indústria, banqueiro, capitalista etc., com a intenção de falar de seu silêncio e da sua invisibilidade.”

Através do estudo de lugares-comuns na música popular brasileira, Aqui ninguém é branco propõe releituras do cosmopolitismo brasileiro, do corpo dançante como emblema da nação, da marca deixada pelos escravos e da ligação entre branco e negro no cotidiano. Discute as maneiras em que, na grande imprensa, o branco é valorizado e a experiência americana de relações raciais é tratada como ameaçadora e radicalmente diferente da brasileira.

No texto de quarta capa, Sueli Carneiro sustenta que Aqui ninguém é branco “oferece novas categorias analíticas para a compreensão da complexidade do presente e do futuro das relações raciais no Brasil.”

Heloisa Buarque de Hollanda revela que Liv é uma viajante por gosto e natureza, uma nômade que viaja e fica. “O que se percebe ao ler o texto de Liv é a curiosidade, o olhar, não de espanto, mas de troca, de interesse com forte dose afetiva.” Liv Sovik nasceu em Genebra, foi educada nos Estados Unidos, morou na Inglaterra, fez doutorado em São Paulo, trabalhou por meia década em Salvador e é professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

detalhes do convite em www.pacc.ufrj.br/agenda.php

sábado, 20 de fevereiro de 2010

Curso História da Arte do Século XX aos Dias de Hoje - Itaú Cultural



Em 2010, encontros sobre história da arte moderna e contemporânea acontecem em todo o Brasil. Confira a programação!




Programação:
Rio de Janeiro RJ
terça 9 a quinta 11 de março
10h às 13h e 15h às 18h
carga horária 18 horas

inscrição por telefone e e-mail [30 vagas]
de 19 de fevereiro até o término das vagas
fone 21 3105 5531 ou 21 3105 1568 | e-mail secretaria@redesdamare.org.br

Associação Redes de Desenvolvimento da Maré - Redes Maré | Rua Sargento Silva Nunes 1012 - Nova Holanda/Maré | www.redesdamare.org.br


Santo André SP
quarta 10 a sexta 12 de março
10h às 13h e 15h às 18h
carga horária 18 horas

inscrição por telefone e e-mail [28 vagas]
de 19 de fevereiro até o término das vagas
fone 11 4432 2261 ou 11 4992 7730 | e-mail casadoolhar@santoandre.sp.gov.br

Casa do Olhar Luiz Sacilotto | Rua Campos Sales 414 | www.santoandre.sp.gov.br


Londrina PR
quinta 11 a sábado 13 de março
10h às 13h e 15h às 18h
carga horária 18 horas

inscrição no local [50 vagas]
de 19 de fevereiro até o término das vagas
fone 43 3322 6844 ou 43 3324 5663 | e-mail ccuelplasticas@gmail.com

Universidade Estadual de Londrina - Casa de Cultura UEL | Av. JK 1973 | www.uel.br



Os encontros sobre história da arte, promovidos pelo Itaú Cultural em diversas cidades do país, analisam as tendências artísticas mais recentes para refletir sobre a arte do século passado. Um olhar sobre o passado, baseado no presente.

Cada encontro é dividido em três módulos. O primeiro abrange a década de 1980 e vai até a atualidade, e é comandando por Jailton Moreira, artista plástico, curador e professor. Marisa Mokarzel, curadora e professora de história da arte da Universidade da Amazônia, é responsável pelo segundo módulo, focado nas expressões artísticas das décadas de 1950, 1960 e 1970. Já a arte desenvolvida nas primeiras décadas do século XX será tema do terceiro módulo, com Maria Adélia Menegazzo, crítica de arte e professora de teoria literária e de história da arte da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Essa série de atividades faz parte do programa Rumos Artes Visuais 2008-2009, que, além de refletir sobre a produção artística e cultural contemporânea, promove o intercâmbio de ideias e trabalhos entre os diferentes estados do país.

Os primeiros encontros acontecem em março no Rio de Janeiro (RJ), em Santo André (SP) e em Londrina (PR). Em abril e maio, serão realizados nas cidades de Uberaba (MG), Ouro Preto (MG), Viana (ES), Chapecó (SC), Maringá (PR) e Rio Grande (RS).

Saiba mais sobre o Rumos Artes Visuais 2008-2009!


Veja o programa do curso:

Módulo I - Década de 1980 até a atualidade
Da volta à pintura às imagens sampleadas.
Da apropriação à reciclagem e à citação.
Das novas mídias ao apagamento de fronteiras.
Do artista propositor ao artista consumidor da produção cultural.

Módulo II - Décadas de 1950 a 1970
Da pintura com todo o corpo ao corpo como suporte.
Do deslocamento dos ícones da cultura de massa à manufatura industrial.
Da tautologia ao discurso político.
Do material como questão artística ao conceito como proposição estética.

Módulo III - Décadas de 1920 a 1940
O rompimento com a ideia da criação ex-nihilo.
O rompimento com a ideia de valor intrínseco do objeto de arte.
Do ready made ao acaso objetivo.
Da construção da imagem abstrata à gestualidade.


Conheça os professores:

Jailton Moreira é artista plástico, professor e curador. Como artista participou de diversas exposições individuais e coletivas como a III e V Bienal do Mercosul e o Panorama da Arte Brasileira de 2001, 2003 e 2005 no MAM/SP. Criador do Torreão (1993), juntamente com Elida Tessler e curador do Rumos Visuais do Itaú Cultural na primeira e na segunda edição, 1999 e 2003. Como professor ministrou cursos de história da arte e orientou trabalhos em diversas cidades do Brasil. É também professor do projeto Dynamic Encounters, criado por Charles Watson.

Maria Adélia Menegazzo é professora de teoria literária e de história da arte da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; e doutora em teoria literária e literatura comparada pela Universidade Estadual Paulista. Realizou estágio de pós-doutoramento no Grupo de Estudos e Pesquisas em Arte & Fotografia, do Departamento de Artes Plásticas da ECA/USP, em 2009. Tem livros e artigos publicados em periódicos. Organiza cursos, seminários e exposições de arte em museus e centros culturais de Campo Grande. É crítica de arte e de literatura, pesquisadora e professora do Programa de Mestrado em Estudos de Linguagens da UFMS.

Marisa Mokarzel é doutora em sociologia pela Universidade Federal do Ceará e mestra em história da arte pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Coordenadora adjunta do mestrado em comunicação, linguagens e cultura, da Universidade da Amazônia, professora de história da arte dos cursos de artes visuais e tecnologia da imagem, e de moda, da Universidade da Amazônia. Foi diretora e curadora do Espaço Cultural Casa das Onze Janelas da Secretaria Executiva de Cultura do Estado do Pará, curadora do Rumos Visuais do Itaú Cultural 2005/2006 e da Mostra Fiat Brasil 2006, e curadora adjunta da Bienal Naif de Piracicaba - SP 2006. Participou da comissão de seleção dos projetos Cultura e Pensamento (2006); Conexão Artes Visuais Funarte (2007); e Arte e Patrimônio (2007); e como palestrante convidada da mesa-redonda A Ambiguidade na Modernidade Tardia, na ARCO8, 27ª Feira Internacional de Arte Contemporânea, em Madri (2008). Tem realizado curadoria para exposições de jovens artistas do Pará. Entre as curadorias realizadas estão: Carne/Terra, individual de Berna Reale, Galeria Kunsthaus, Wiesbaden, Alemanha (2004); Contiguidades, Arte no Pará dos Anos 1970 a 2000, realizada no Museu Histórico do Estado do Pará (2008); e a individual de Jeims Duarte no Instituto Cultural Banco Real de Recife (2008). Curadora com Orlando Maneschy do Arte Pará 2009.

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Abstracionismo e Minimalismo - Curso gratuito – CPM – ECO - UFRJ


Professor Denilson Lopes

No contexto da disciplina optativa de graduação da ECO/UFRJ - Comunicação e Artes 2 o professor Denilson Lopes vai oferecer um seminário de pesquisa em formato de grupo de estudos na busca de interrelação entre artes plásticas, cinema, teatro e literatura.

O Curso terá como ponto de partida o Abstracionismo e o Minimalismo, fortemente teorizados nas artes plásticas mas não nas outras linguagens artísticas para tentarmos esboçar poéticas marcadas pela contenção e pela rarefação. A bibliografia e as obras a serem estudadas ainda estão sendo escolhidas. Entre as possibilidades de estudo os trabalhos de Rothko, Barnett Newman, Beckett, Handke, Duras, Bob Wilson, Bresson, Akerman, Antonioni, entre outros.

Os encontros começarão no dia 22 de março. O horário será de 13 às 16:30 h no laboratório de TV e vídeo no prédio da CPM em frente ao prédio da ECO no Campus da Praia Vermelha da UFRJ. Para alunos interessados em bolsa de iniciação científica nesta área a assistência será obrigatória. Haverá necessidade de leitura de textos em inglês.

FILE lança prêmio internacional na área das linguagens eletrônicas: FILE PRIX LUX

O FILE PRIX LUX é um prêmio internacional que será concedido a profissionais na área das linguagens eletrônico-digitais. Trata-se de um prêmio para a arte do século XXI, uma iniciativa inédita na América Latina. A premiação ocorrerá em 26 de Julho de 2010, no teatro do SESI - São Paulo, juntamente com a exposição do FILE 2010.

O FILE PRIX LUX concederá sete prêmios (primeiro lugar, segundo lugar e cinco menções honrosas) para cada uma das três categorias, oferecendo assim 21 prêmios em dinheiro no valor total de 285 mil reais. Além da seleção do júri, haverá votação popular que será feita através do site do FILE PRIX LUX. As categorias são: arte interativa, linguagem digital e sonoridade eletrônica.

É importante salientar que os projetos não contemplados com premiação também poderão participar da exposição, caso sejam aceitos pelo comitê julgador.

As inscrições são gratuitas e deverão ser feitas entre 11 de Janeiro e 05 de Março de 2010 no site do FILE PRIX LUX.

Para mais informações, visite: http://www.fileprixlux.org/

FILE launches international prize for electronic languages: FILE PRIX LUX

FILE PRIX LUX is an international prize that will be granted to professionals in the area of electronic-digital languages. It is an award for the art of the 21st century, an unprecedented initiative in Latin America. The award ceremony will happen on July 26th, 2010, in the SESI - São Paulo theater, along with the FILE 2010 exhibition.

FILE PRIX LUX will grant seven prizes (first place, second place, and five honorable mentions) to each of three categories, thus offering 21 prizes in money, in the total amount of 285,000 reals. Besides the jury's selection, there will be a popular vote through the FILE PRIX LUX website. The categories are: interactive art, digital language, and electronic sonority.

It is worth pointing out that the non-awarded projects can also participate in the exhibition, as long as they are accepted by the judging committee.

Registration is free and should be made between January 11th and March 5th, 2010, in the FILE PRIX LUX website.

For more information visit: http://www.fileprixlux.org/