sábado, 20 de novembro de 2010

‎"A Arte de Contar Histórias" Oficina de Griôs Aprendizes começa 22/11 na ECO/UFRJ






O Ponto de Cultura NINA Griô realiza de 22 a 25 de novembro, no horário de 13h30 às 16h30, em parceria com o Pontão da ECO, a oficina 'Arte de Contar Histórias permeado pela Pedagogia Griô', no Galpão da Escola de Comunicação da UFRJ, na Urca, Rio de Janeiro.
A pedagogia griô, criada por Líllian Pacheco, tem como referenciais teóricos e metodológicos a educação biocêntrica, de Ruth Cavalcante; a educação dialógica, de Paulo Freire; a educação para as relações étnico-raciais positivas, de Vanda Machado; a arte educação comunitária, de Carlos Petrovich; a educação que marca o corpo, de Fátima Freire; e é inspirada na pedagogia de todas as expressões culturais de tradição oral, principalmente de raízes afro-indígenas.
Nesta oficina os griôs aprendizes, formadores da Cia Narradores Urbanos e articuladores da Regional da Terra da Ação Griô Nacional, facilitam vivencias e diálogos sobre a arte de contar histórias na composição de uma rede de transmissão oral a partir do reconhecimento do lugar político, social, cultural e econômico dos mestres, das mestras do Brasil em diálogo com a educação formal.
A oficina é aberta a todos. A Ficha de inscrição encontra-se aqui.

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Mestrado e Doutorado em Portugal




Para quem pretende estudar em Portugal, fazer licenciatura, mestrado ou doutorado na área de Ciências Sociais e Humanas, a Universidade Nova de Lisboa é uma opção. Além desta oferta institucional, a Faculdade promove ainda, ao longo de todo o ano letivo, Cursos não conferentes de grau, cursos de especialização , cursos de pós-graduação e Cursos Livres tematicamente muito diversificados, Cursos de Línguas e a Escola de Verão da FCSH.
Mais informações e detalhes dos cursos clique aqui.

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Mostra Fronteiras do Cinema Latino-americano de 8 a 12/11 - FCC / UFRJ

O Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ e o Cineclube Cinerama da UFRJ realizam a Mostra Fronteiras do Cinema Latino-americano.
Serão exibidas recentes produções Latino-americanas ainda não distribuídas comercialmente no Brasil, com enredos que giram em torno de espaços rurais e pequenas cidades.
De segunda a sexta, 08 a 12 de novembro, no Salão Moniz de Aragão do FCC/UFRJ.
Classificação: 16 anos. Entrada franca.

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

FORUM DAS LETRAS - 10 a 15/11 - Ouro Preto - MG

Tema: ÁFRICA - Países de Lingua Portuguesa
Promovido pela Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP, o Fórum das Letras de Ouro Preto foi concebido com a intenção de promover o diálogo entre autor e público participante, além de valorizar a importância de Ouro Preto, Patrimônio Cultural da Humanidade. O principal objetivo do Fórum das Letras é a valorização da identidade e da diversidade da literatura dos países de língua portuguesa, através da cooperação mútua entre Brasil, Portugal e os países de língua portuguesa da África.
O evento visa a criação de propostas em comum para promover a leitura de forma geral e o acesso dos escritores de diversas culturas de língua portuguesa aos espaços de divulgação e difusão de suas obras no mundo.
O Fórum das Letras divide-se em Programação Principal, Fórum das Letrinhas, Literatura em Cena, Ciclo Bravo! de Jornalismo e Literatura e Via-Sacra Poética, além de exposições e outros tipos de manifestações artísticas e folclóricas. Desde sua primeira edição, em 2005, vem recebendo os mais importantes autores da literatura contemporânea. A seleção oferece uma amostra significativa da produção literária do mundo atual.
A programação central do Fórum das Letras acontece no Cine Vila Rica. 
Este ano, para festejar os 300 anos de fundação de Vila Rica, cujas comemorações tiveram início em 8 de julho de 2010 e se estendem até 8 de julho de 2011, o Fórum das Letras vai homenagear a África, continente matriz da formação da história e da diversidade cultural do Brasil, sobretudo da antiga Vila Rica, hoje, Ouro Preto.
Mais informações acesse o link do Forum.