sábado, 20 de fevereiro de 2010

Curso História da Arte do Século XX aos Dias de Hoje - Itaú Cultural



Em 2010, encontros sobre história da arte moderna e contemporânea acontecem em todo o Brasil. Confira a programação!




Programação:
Rio de Janeiro RJ
terça 9 a quinta 11 de março
10h às 13h e 15h às 18h
carga horária 18 horas

inscrição por telefone e e-mail [30 vagas]
de 19 de fevereiro até o término das vagas
fone 21 3105 5531 ou 21 3105 1568 | e-mail secretaria@redesdamare.org.br

Associação Redes de Desenvolvimento da Maré - Redes Maré | Rua Sargento Silva Nunes 1012 - Nova Holanda/Maré | www.redesdamare.org.br


Santo André SP
quarta 10 a sexta 12 de março
10h às 13h e 15h às 18h
carga horária 18 horas

inscrição por telefone e e-mail [28 vagas]
de 19 de fevereiro até o término das vagas
fone 11 4432 2261 ou 11 4992 7730 | e-mail casadoolhar@santoandre.sp.gov.br

Casa do Olhar Luiz Sacilotto | Rua Campos Sales 414 | www.santoandre.sp.gov.br


Londrina PR
quinta 11 a sábado 13 de março
10h às 13h e 15h às 18h
carga horária 18 horas

inscrição no local [50 vagas]
de 19 de fevereiro até o término das vagas
fone 43 3322 6844 ou 43 3324 5663 | e-mail ccuelplasticas@gmail.com

Universidade Estadual de Londrina - Casa de Cultura UEL | Av. JK 1973 | www.uel.br



Os encontros sobre história da arte, promovidos pelo Itaú Cultural em diversas cidades do país, analisam as tendências artísticas mais recentes para refletir sobre a arte do século passado. Um olhar sobre o passado, baseado no presente.

Cada encontro é dividido em três módulos. O primeiro abrange a década de 1980 e vai até a atualidade, e é comandando por Jailton Moreira, artista plástico, curador e professor. Marisa Mokarzel, curadora e professora de história da arte da Universidade da Amazônia, é responsável pelo segundo módulo, focado nas expressões artísticas das décadas de 1950, 1960 e 1970. Já a arte desenvolvida nas primeiras décadas do século XX será tema do terceiro módulo, com Maria Adélia Menegazzo, crítica de arte e professora de teoria literária e de história da arte da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Essa série de atividades faz parte do programa Rumos Artes Visuais 2008-2009, que, além de refletir sobre a produção artística e cultural contemporânea, promove o intercâmbio de ideias e trabalhos entre os diferentes estados do país.

Os primeiros encontros acontecem em março no Rio de Janeiro (RJ), em Santo André (SP) e em Londrina (PR). Em abril e maio, serão realizados nas cidades de Uberaba (MG), Ouro Preto (MG), Viana (ES), Chapecó (SC), Maringá (PR) e Rio Grande (RS).

Saiba mais sobre o Rumos Artes Visuais 2008-2009!


Veja o programa do curso:

Módulo I - Década de 1980 até a atualidade
Da volta à pintura às imagens sampleadas.
Da apropriação à reciclagem e à citação.
Das novas mídias ao apagamento de fronteiras.
Do artista propositor ao artista consumidor da produção cultural.

Módulo II - Décadas de 1950 a 1970
Da pintura com todo o corpo ao corpo como suporte.
Do deslocamento dos ícones da cultura de massa à manufatura industrial.
Da tautologia ao discurso político.
Do material como questão artística ao conceito como proposição estética.

Módulo III - Décadas de 1920 a 1940
O rompimento com a ideia da criação ex-nihilo.
O rompimento com a ideia de valor intrínseco do objeto de arte.
Do ready made ao acaso objetivo.
Da construção da imagem abstrata à gestualidade.


Conheça os professores:

Jailton Moreira é artista plástico, professor e curador. Como artista participou de diversas exposições individuais e coletivas como a III e V Bienal do Mercosul e o Panorama da Arte Brasileira de 2001, 2003 e 2005 no MAM/SP. Criador do Torreão (1993), juntamente com Elida Tessler e curador do Rumos Visuais do Itaú Cultural na primeira e na segunda edição, 1999 e 2003. Como professor ministrou cursos de história da arte e orientou trabalhos em diversas cidades do Brasil. É também professor do projeto Dynamic Encounters, criado por Charles Watson.

Maria Adélia Menegazzo é professora de teoria literária e de história da arte da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; e doutora em teoria literária e literatura comparada pela Universidade Estadual Paulista. Realizou estágio de pós-doutoramento no Grupo de Estudos e Pesquisas em Arte & Fotografia, do Departamento de Artes Plásticas da ECA/USP, em 2009. Tem livros e artigos publicados em periódicos. Organiza cursos, seminários e exposições de arte em museus e centros culturais de Campo Grande. É crítica de arte e de literatura, pesquisadora e professora do Programa de Mestrado em Estudos de Linguagens da UFMS.

Marisa Mokarzel é doutora em sociologia pela Universidade Federal do Ceará e mestra em história da arte pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Coordenadora adjunta do mestrado em comunicação, linguagens e cultura, da Universidade da Amazônia, professora de história da arte dos cursos de artes visuais e tecnologia da imagem, e de moda, da Universidade da Amazônia. Foi diretora e curadora do Espaço Cultural Casa das Onze Janelas da Secretaria Executiva de Cultura do Estado do Pará, curadora do Rumos Visuais do Itaú Cultural 2005/2006 e da Mostra Fiat Brasil 2006, e curadora adjunta da Bienal Naif de Piracicaba - SP 2006. Participou da comissão de seleção dos projetos Cultura e Pensamento (2006); Conexão Artes Visuais Funarte (2007); e Arte e Patrimônio (2007); e como palestrante convidada da mesa-redonda A Ambiguidade na Modernidade Tardia, na ARCO8, 27ª Feira Internacional de Arte Contemporânea, em Madri (2008). Tem realizado curadoria para exposições de jovens artistas do Pará. Entre as curadorias realizadas estão: Carne/Terra, individual de Berna Reale, Galeria Kunsthaus, Wiesbaden, Alemanha (2004); Contiguidades, Arte no Pará dos Anos 1970 a 2000, realizada no Museu Histórico do Estado do Pará (2008); e a individual de Jeims Duarte no Instituto Cultural Banco Real de Recife (2008). Curadora com Orlando Maneschy do Arte Pará 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário