A Alemanha abriu uma série de oportunidades para alunos brasileiros interessados em graduação, mestrado e doutorado. Para os interessados em fazer cursos de pós-graduação no exterior, há opção para estudantes de Design, Cinema, Artes Plásticas, Dança, Artes Cênicas e Música. Para o programa, é oferecida a bolsa-auxílio de 750 euros, equivalente a quase R$ 2.600 em cotação atual.
No caso dos alunos interessados em doutorado ou mestrado, há duas opções. O primeiro cenário é para área de Políticas Públicas e Boa Governança. Esse curso é indicado para os estudantes já graduados em cursos como direito, ciências sociais e políticas, administração, economia e outras áreas afins.
Para essa opção, também é oferecida uma bolsa-auxílio mensal de 750 euros, além de ajuda de custo para passagens aéreas de ida e volta do Brasil para a Alemanha. Como requisito, o estudante deve ter pelo menos dois anos de experiência profissional relacionada com a área e realizada após a graduação. Também é necessário que o rendimento acadêmico seja acima da média.
A segunda opção para doutorado e mestrado é na área de desenvolvimento sustentável. Os requisitos e benefícios são os mesmos da primeira opção e a inscrição deve ser feita no site oficial do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico. Para mais detalhes, é necessário ver as especificações da instituição de ensino escolhida. O Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico possui escritório em São Paulo e Rio de Janeiro, mas também é possível entrar em contato diretamente pelo site e em sua página no Facebook.
Para facilitar a ida de estudantes brasileiros para a Alemanha, muitas das universidades do país possuem escritório no Brasil e estão disponíveis para tirar dúvidas. A Freie Universität Berlin, por exemplo, oferece curso de ciências biológicas, exatas, sociais e humanas e conta com escritório em São Paulo. Já a Universidade de Münster, inaugurada em 1780, é uma das maiores do país europeue conta com escritório em Recife e São Paulo. Os cursos oferecidos são na área de medicina, ciências exatas, sociais, humanas e música.
Nenhum comentário:
Postar um comentário