segunda-feira, 21 de junho de 2010

Fundação Ford dá prioridade a minorias nas bolsas de estudos

Os selecionados podem cursar mestrado em qualquer área. Aqui dicas de como se inscrever e ter  mais chances de passar

A Fundação Ford oferece, todos os anos, bolsas para mestrado no Brasil e em mais 21 países. Administrada pelo Fundo Internacional de Bolsas (International Fellowships Fund - IFF), a instituição existe há mais de 70 anos.

QUEM PODE CONCORRER
Para concorrer a uma bolsa de estudos de mestrado, que pode durar até 24 meses, o aluno já formado na graduação em qualquer área deve apresentar um pré-projeto alinhado com os objetivos da Fundação: estimular o conhecimento por meio de ações acadêmicas que estejam comprometidas com a consolidação da democracia, a redução da pobreza e da injustiça social, cooperação internacional, além da potencializarão do desenvolvimento humano.

Saiba mais sobre os pré-requisitos do processo de seleção da Fundação Ford


Além disso, é preciso ter experiência em trabalhos ou atividades relacionadas com o desenvolvimento da sua comunidade, região ou país. É necessário ainda pertencer a grupos minoritários, como negros e índios, ter nascido nas regiões Norte, Nordeste ou Centro-Oeste e provar baixa renda econômica.

SELEÇÃO
O primeiro passo do candidato é acessar o site oficial do programa no Brasil e baixar o Caderno de Instruções da Candidatura. Depois, basta enviar o formulário de candidatura pelos Correios, em duas cópias, à Fundação Carlos Chagas (Av. Prof. Francisco Morato, 1565, Jardim Guedala, São Paulo, SP).

Depois de encerradas as inscrições, uma comissão brasileira escolhe os bolsistas e, então, faz uma indicação para o ingresso dos candidatos no Programa Internacional de Bolsas de Pós-Graduação, já que a decisão final é dada pela Secretaria Técnica do Programa, em Nova York, Estados Unidos.

Veja também:
- Erasmus Mundus oferece bolsas em 82 universidades europeias
- Conheça bolsas de estudo na Espanha

BENEFÍCIOS
Depois de aprovado, o bolsista passa um ano aprimorando seus conhecimentos, fase chamada de pré-mestrado. Aos 23 anos, João Paulo S. Freire, de Dourados, Mato Grosso do Sul, vai começar sua pós-graduação em 2010 no Programa de Gestão de Patrimônio Cultural na Universidade de Barcelona, na Espanha.

“Nessa etapa, a Fundação Ford paga curso de línguas, professor para orientar as direções do pré-projeto de pesquisa, livros e as viagens para prestar as provas dos programas de pós-graduação escolhidos”, explica João Paulo, que é professor da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

Mas qual é o tipo de projeto aprovado pela instituição? Um exemplo é o de João Paulo. Intitulado, "Museu, sociedade e turismo: prognóstico do potencial econômico e turístico como agentes que subsidiem a criação do Museu Interativo Indígena para a cidade de Dourados-MS", o projeto pretende fazer um mapeamento sobre as possibilidades da criação de um museu local e os benefícios que a instituição pode trazer para a cidade.


Ao ser aprovado no programa de aperfeiçoamento acadêmico da Fundação Ford, o bolsista recebe uma ajuda mensal de até 1,5 mil dólares. O dinheiro depende do custo de vida da cidade onde o estudante irá morar, computador, livros, convênio médico, passagens para o campo de pesquisa, continuação de cursos de línguas etc. Para quem cursar o mestrado no Brasil, é oferecido um curso de três meses nos Estados Unidos para estudar inglês.

A Fundação Ford também se preocupa em oferecer bolsas de estudo para pessoas que busquem na vida acadêmica seus objetivos profissionais. Ou seja, a dedicação deve ser integral, sem que haja qualquer vínculo com outras instituições ou atividades remuneradas.

ONDE SE INSCREVER
Fundação Carlos Chagas
Programa Bolsa
Av. Prof. Francisco Morato, 1565, Jardim Guedala, São Paulo, SP
Tel.: (11) 3722-4404 begin_of_the_skype_highlighting              (11) 3722-4404      end_of_the_skype_highlighting
E-mail: programabolsa@fcc.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário