quinta-feira, 10 de junho de 2010

Mostra do Cinema Catalão com filmes de José Guerín

O Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ apresenta uma mostra com filmes de José Guerín conforme programa abaixo, no Salão Moniz de Aragão do  FCC, de 14 a 18 de junho, sempre às 19 h. Os filmes são apresentados em DVD. A entrada é livre e gratuita. Para maiores informação sobre como chegar consulte www.forum.ufrj.br
               
Mostra  José Luis Guerín
Cineasta espanhol, nascido em Barcelona, em 1960, desenvolve trabalhos mesclando documentário com narrativa tradicional, com o intuito de confundir ambas e provocar reflexão. Filmes de Guerín são freqüentemente descritos como sendo influenciados pelos irmãos Lumière, Howard Hawks, Yasujiro Ozu e John Ford.

14 de junho - 2ª. Feira
En construccion de José Luis Guerín
(En construccion, 2001, 125 minutos, cor, Espanha, falado em espanhol, legendas em espanhol)
Vencedor do Prêmio Especial do Júri no Festival de Cinema de San Sebastián em 2001, o Prêmio Goya de Melhor Documentário em 2002. O filme conta a história da construção de um edifício em um bairro frequentado por trabalhadores, imigrantes, posseiros, prostitutas e traficantes de drogas. A construção é uma tentativa de “melhorar” o bairro, empurrando alguns de seus moradores para fora da área. A ação é focada na relação desses moradores com a paisagem, com o cotidiano e as relações interpessoais.

15 de junho -3ª. Feira - não haverá sessão devido ao jogo da Seleção

16 de junho -4ª. Feira
Una fotos en La ciudad de Sylvia de José Luis Guerín
(Una fotos en La ciudad de Sylvia, 2007, 67 minutos, p&b, Espanha, falado em espanhol, legendas em espanhol)
O diretor José Luis Guerín registra nesse documentário o processo do filme En La ciudad de Sylvia. São cenas da cidade de Estrasburgo tentando registrar um encontro, fictício ou não, de um homem e uma mulher que dá nome ao filme: Sylvia. O filme feito em preto e branco é uma homenagem à origem da fotografia e ao cinema.

17 de junho - 5ª. Feira
En La ciudad de Sylvia
(En La ciudad de Sylvia, 2007, 82 minutos, cor, Espanha e França, falado em espanhol e francês, legendas em espanhol)
Homem retorna a Estrasburgo tentando reencontrar uma mulher que ele conheceu no lugar seis anos antes. O protagonista vagueia pela cidade a procura desse rosto que está em todos os lugares e em lugar nenhum. José Luis Guerín propõe ao espectador um enigma, um jogo de cena e imagens fascinantes focado no feminino. Remete-nos aos irmãos Lumière, uma das influências do diretor, focando na força e poética do cotidiano.

18 de junho - 6ª. Feira
Tren de sombras de José Luis Guerín
(Tren se sombras, 1997, 80 minutos, cor e p&b, Espanha, falado em espanhol e francês, legendas em espanhol)
Em torno do misterioso assassinato do fotógrafo e cineasta amador Gérard Fleury, José Luis Guerín constrói uma meditação sobre a imagem fotográfica e cinematográfica, sobre a perda e deterioração decorrentes da passagem do tempo e a indefinição entre fato e ficção. As imagens alternam-se entre colorido e preto e branco para ressaltar a ambiguidade entre passado e presente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário